Li o seguinte sobre o governo de Catello Branco em um site:
“Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária.
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova Constituição para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.”
--------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Tenho visto coisas piores sendo feitas sob a bandeira da democracia, como deputados e políticos de vários cargos eletivos aprovarem leis e as decretarem autorizando aumentos desproporcionais aos seus próprios salários além de vantagens indevidas. Quem esta no poder dita as regras. E quando estão no poder também procuram neutralizar seus adversários. Os regimes democráticos também têm o seu “Q” de ditadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário