domingo, 31 de janeiro de 2010

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

A Wikipedia na parte que fala sobre a Nova Republica fala o seguinte sobre FHC:
Com o sucesso do Plano Real, Cardoso, centro-direita, concorre e é eleito presidente em 1994, conseguindo a reeleição em 1998. No primeiro mandato de FHC é aprovada à emenda constitucional que permite à reeleição em cargos eletivos do Legislativo e Executivo. Fernando Henrique Cardoso também foi o responsável por privatizar grandes empresas estatais como a Telebrás e a Companhia Vale do Rio Doce, por conseqüência de uma política neoliberal adotada pelo governo deste sociólogo.





MEU COMENTÁRIO: A política neoliberal começou a ser implantada no Brasil com o presidente Collor, mas é em FHC que o Brasil abriu as portas para a concorrências estrangeira, alem de desestatizar a economia com a venda de gigantes estatais com a Telebrás e a Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do planeta. Votei no FHC e não me arrependo.

ITAMAR FRANCO, O RANCOROSO

ITAMAR FRANCO, O RANCOROSO

Foi um homem fraco de personalidade, não era carismático, mas teve um super-ministro da fazenda que devemos atribuir-lhe a gloria de ter estabilizado a inflação e ter colocado o Brasil em uma outro patamar.

A Wikipédia diz sobre Itamar na parte sobre a Nova República:

“Collor de Mello foi sucedido na presidência pelo vice-presidente Itamar Franco em cuja administração é adotado o Plano Real, um plano econômico inédito no mundo executado pela equipe do então ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso (FHC). Percebendo que a hiperinflação brasileira era um fenômeno emocional de separação da unidade monetária de troca da unidade monetária de contas, o plano concentrou todos os índices de reajuste de preços existentes em um único índice, a Unidade Real de Valor, ou URV. Esta, posteriormente, foi transformada em moeda corrente, o real, controlando assim o maior problema econômico do Brasil: a inflação”.

FERNANDO COLLOR DE MELLO

A Wikipédia apresenta um texto sobre Fernando Collor na parte relativa a Nova Republica que transcrevi abaixo. Mas gostaria de comentar que votei no Collor e não me arrependo. Ainda que seu governo foi deficiente, acreditei em suas propostas e não tem nem comparação as denuncias de corrupção durante o governo Collor em comparação, por exemplo ao governo de Lula. Mas na nossa sociedade o que fale são os resultados. Não importando os meios.


Se na era Lula a economia cresceu, a moeda ficou estável e o pobre teve mais acesso ao mercado de bens de consumo, também é verdade que os esquemas de corrupção como o Mensalão da Câmera dos deputados e outros esquemas que envolviam praticamente todos as pessoas próximas ao presidente Lula também foi uma realidade, em que a sociedade reagiu com indiferença. Pois o que vale é que o Brasil esta melhorando...

TEXTO DA WIKIPÉDIA:

“Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por voto popular, após a ditadura militar. Em pouco mais de um ano sofre impeachment.
Em 1989, o ex-governador do estado de Alagoas Fernando Collor, praticamente desconhecido no resto do país, por força de uma campanha agressiva baseada na promessa de combate à corrupção (combate aos marajás), da construção de uma imagem de líder jovem e dinâmico, que vendia uma imagem de político de direita progressista (seu partido era o inexpressivo Partido da Reconstrução Nacional) e com apoio dos setores que temiam a vitória do candidato do PT, Luiz Inácio da Silva, é eleito presidente, nas primeiras eleições diretas para o cargo desde 1960. Entretanto, após dois anos, o próprio irmão do presidente, Pedro Collor de Mello, faz denúncias públicas de corrupção através de um sistema de favorecimento montado pelo tesoureiro da campanha eleitoral, PC Farias. Sem qualquer resistência do Executivo, o Congresso Nacional instaura uma CPI cujas conclusões levam ao pedido de afastamento do presidente (impeachment).


Durante o processo, a Rede Globo de Televisão produz e transmite Anos rebeldes, de Gilberto Braga, uma série dramática ambientada nas manifestações de 1968, a qual serve de inspiração para o movimento dos caras-pintadas, manifestações de estudantes e intelectuais que, do alto de carros-de-som, clamavam por justiça e por um Brasil melhor. Fernando Collor de Mello renunciou antes de ter seu impedimento aprovado pelo Congresso, mas mesmo assim teve seus direitos políticos suspensos por dez anos, embora a lei em vigor na época previsse a suspensão do processo no caso de renúncia antes de sua conclusão. Collor mudou-se em seguida para Miami. A Justiça o absolveu de todos os processos movidos contra ele por sua gestão. PC Farias evadiu-se do país durante alguns anos e, após enviuvar, retornou a Alagoas mas, em 1996, foi encontrado em seu quarto de dormir, morto por ferimento de arma de fogo.”

FIM DA ERA MILITAR

Fim da Era Militar

A Wikipedia apresenta assim o fim do Militarismo:

O Brasil era governado, desde 1964, por um sistema militar, caracterizado pela repressão política (principalmente aos ideais socialistas), altos investimentos no crescimento industrial e no nacionalismo exacerbado. No ápice da ditadura militar, no início da década de 1970, o Brasil passava por um período de milagre econômico, tinha um forte governo centralizado e repressor e desenvolvimento social. Entretanto, por causa de crises econômicas internacionais, o forte crescimento econômico brasileiro foi interrompido, e a pressão social passou a aumentar. Demandas populares por maiores liberdades, pelo fim da censura, pela anistia, entre outros movimentos, desestabilizavam o governo brasileiro no fim da década. O governo passou a estruturar, então, uma lenta transmissão para a democracia. Iniciada pelo presidente Ernesto Geisel, várias regalias foram concedidas ao povo brasileiro, mas vagarosamente.

João Figueiredo foi eleito pelo Colégio Eleitoral brasileiro em 1979, com a promessa de entregar a democracia de volta ao Brasil. Em seu governo, a anistia geral e irrestrita a todos os perseguidos políticos foi garantida, o pluripartidarismo foi permitido, e várias reformas políticas e econômicas que visavam a reestruturação do Brasil foram praticadas.
Pressões sociais culminaram em 1984, com o movimento Diretas Já, série de manifestações populares que pediam eleições diretas para presidente da república e o fim da interferência militar no governo brasileiro. Em 1984, o Colégio Eleitoral realizou eleições para presidente e, preterindo o candidato representante da situação, Paulo Maluf, optaram pelo candidato peemedebista, Tancredo Neves. Em 15 de Março de 1985, Neves seria o primeiro presidente civil a reger o país, desde João Goulart.





Redemocratização e estabilização do Brasil
Apesar de eleito, Neves não chegou a assumir o seu cargo. Devido a uma complicação de sua doença, Tancredo Neves foi internado, sendo operado no dia 14 de março de 1985 e contraindo infecção hospitalar. No dia da posse, 15 de março de 1985, assume então José Sarney de modo interino. No dia 21 de abril, o porta-voz da República anuncia o falecimento oficial do presidente Tancredo Neves. Deste dia em diante, Sarney seria reconhecido como presidente em exercício pleno.
Em 1° de março de 1986, Sarney e sua equipe econômica comandada por Dilson Funaro, ministro da Fazenda, lançam o "Plano Cruzado", conjunto de medidas para conter a inflação, entre as quais o congelamento de preços e a criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), valendo mil cruzeiros (Cr$) (moeda da época). Sarney apelou para a população que deu amplo apoio ao plano, inclusive com as pessoas se declarando "fiscais do Sarney" e denunciando violações ao congelamento de preços. O PMDB vence as eleições para governadores de 1986 em todos os estados (à exceção de Alagoas), porém após as eleições, em 21 de novembro de 1986, o governo decreta o "Plano Cruzado 2", com os preços sendo liberados. Isto ocasionou um descontentamento do povo para com o governo, pois o plano cruzado foi visto por muitos como uma simples estratégia política para vencer as eleições. A inflação volta a subir, a crise se alastra e em 20 de janeiro de 1987 o governo decreta moratória, deixando de pagar a dívida externa.
Em 29 de abril de 1987, o governo substitui Funaro por Luis Carlos Bresser Pereira, que com a inflação em alta, lança o "Plano Bresser", com novo congelamento de preços, em junho de 1987 e acabando com a moratória. A inflação volta a subir e em 6 de janeiro de 1988, Bresser é substituído por Maílson da Nóbrega.
A democracia foi re-estabelecida em 1988, quando a atual Constituição Federal foi promulgada[1]. Em 15 de janeiro de 1989 Maílson lança o "Plano Verão", com o lançamento de uma nova moeda, o cruzado novo (Ncz$) valendo então 1000 cruzados.

sábado, 23 de janeiro de 2010

CULTURA BRASILEIRA ANTES DE CABRAL

Antes do europeu/português, Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, aqui vivia os índios em centenas de tribos, sendo que estes viviam uma vida extremamente simples, considerada já, para os padrões da época, como pré-histórica. Eram civilizações inferiores as encontradas pelos espanhóis na América Latina, pois os Incas, Maias e Astecas mostravam um padrão mais elevado de sociedade. Suas obras arquitetônicas eram meras choupanas, suas obras de arte resumiam-se em arcos, flechas, vasos, pedra lascada para fabrico de ferramentas rústicas. Não deixaram se quer o legado de uma língua escrita.

CRISE DO COLONIALISMO

Em meados do século XVIII o colonialismo português começa a entrar em decadência. Na Europa a forte concorrência da Revolução Industrial Inglesa, fragilizou demais o sistema de monopólio do mercantilismo português no Brasil. Por sua vez no Brasil sempre houve resistência ao colonialismo, mas era ato isolado e sem expressão e coordenação. Contudo em dois séculos de exploração da Colônia da América, os brasileiros já esboçavam atitudes mais ousadas desafiando o trono de Portugal. A insatisfação era alimentada pela fiscalização rigorosa portuguesa e os seus tributos pesados sobre a riqueza nacional brasileira. Assim o Brasil conhece rebeliões expressivas

POPULISMO

O populismo surgiu na América Latina através de um processo que inaugurou uma nova configuração aos campos sociais e econômicos a serem experimentados, em diferentes níveis, nos países desta região. A partir da década de 1930, o recuo das economias européia e norte-americana possibilitou a expansão do parque industrial em Estados antes marcados por sua atuação, quase exclusiva, no mercado agro-exportador.

Dentro dessa nova realidade, os centros urbanos se desenvolveram e uma grande leva de trabalhos urbanos compôs um novo e expressivo agente político. De fato, a predominância da disputa pelo poder que se concentrava nas mãos das opressivas oligarquias dava lugar a um quadro político mais diluído. Democratas, liberais, socialistas, comunistas e anarquistas mostraram que o jogo político latino-americano ganhava maior complexidade.

Em meio a essas novas correntes, alguns representantes governamentais adotaram uma postura interessada em aproximá-los desses novos agentes sociais. Por meio do uso de um discurso nacionalista, muitas vezes articulado enquanto contraposição aos regimes oligárquicos, esses novos líderes ofereciam uma indefinida perspectiva onde a “defesa do povo” era sobreposta a uma ideologia política mais específica. Dessa forma, compreendeu-se a instalação do populismo na América Latina.

Sendo fenômeno ambientado nas grandes cidades, o populismo se apoiou em uma visível teatralização do poder onde o líder carismático utilizava de grandes eventos e dos novos meios de comunicação para se dirigir à nação. Não fazendo questão de um intermediário que viabilizasse tal diálogo entre a população e o Estado, os governantes populistas utilizavam de um discurso direto e ao mesmo tempo inflamado para conclamar o apoio popular.

Obviamente, essa aproximação não ficava somente no campo das palavras. Sendo um fenômeno atuante, o populismo, ao reconhecer o poder de ação política dos trabalhadores, realizava uma série de medidas em benefício de parcelas expressivas da população. Nesse conjunto de ações, a criação de programas assistencialistas, a inserção de leis trabalhistas e outras demais conquistas tinham a função de legitimar a instalação do populismo no poder.

Contudo, esses benefícios geravam uma contrapartida onde esse mesmo governante exigia uma autoridade que, muitas vezes, extrapolava os limites da democracia. Nesse sentido, vemos que em muitos dos governos populistas, existiram algumas práticas de natureza antidemocrática. Entre outros exemplos, percebemos o alargamento das funções políticas do Poder Executivo, o controle dos meios de comunicação por meio da censura e a subordinação dos movimentos sindicais.

No Brasil, o fenômeno populista teve início na década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder. Nas demais nações latino-americanas, o populismo foi representado por outra série de governos como os de Juan Perón, na Argentina; José Maria Velasco, no Equador; Gustavo Rojas Pinilla, na Colômbia; e Victor Paz Estenssoro, na Bolívia.




A partir da segunda metade do século XX, o jogo político promovido pelo populismo começou a perder suas forças. Nesse outro contexto, a postura ambígua de muitos líderes populistas passou a representar um sério risco à hegemonia ideológica e política dos Estados Unidos no continente americano. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria, os governos norte-americanos passaram a apoiar a derrubada de todos os governos que não se aliassem claramente ao bloco capitalista.

Outro fator que também contribuiu para a inviabilidade da prática populista girava em torno dos antagônicos interesses das classes trabalhadoras e a burguesia industrial. Em situação de crise econômica, a possibilidade de atender o interesse das camadas populares sem atingir os privilégios das elites se tornava cada vez mais complicado. Não por acaso, muitas das ditaduras que dão lugar aos regimes populistas latino-americanos foram claramente apoiadas por amplos setores da burguesia nacional.

Atualmente, apesar de não possuir a mesma expressividade de algumas décadas atrás, o populismo sustenta alguns resquícios na cultura política latino-americana. Analisando criticamente alguns governos, percebemos a permanência da autopromoção política por meio dos meios de comunicação e a utilização de programas sociais de motivação eleitoreira. De certa forma, essas seriam algumas manifestações que comprovam a sobrevida do populismo latino-americano.

O TEXTO acima foi extraído do site:
http://www.mundoeducacao.com.br/politica/populismo.htm


-----------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: O populismo é um método de chegar ao poder e de nele permanecer por meio de uma relação carismática entre o líder e o povo. Concordo com o texto acima, analisando os governos da América Latina, vemos alguns lideres populista no século XXI, como: Lula no Brasil, Evo Morales no Equador e Hugo Chaves na Venezuela. Honduras teve o seu populista, mas a Justiça tratou de depô-lo.

Não vejo o populismo como algo mau, mas quando se governa através de discursos inflamados o risco do fanatismo político e da idolatria ao governante pode levar ao caos ou a ditadura truculenta. Não devemos esquecer que Hitler foi um governante populista, iniciou com medidas que teve grande clamor social, dizem que os trens só passaram a chegar no horário nas estações depois de Hitler que pôs ordem no país. Depois... virou um ditador satânico, Hugo Chaves esta indo no mesmo caminho. O maior populista brasileiro foi Getulio Vargas, mas este apesar do braço de ferro soube governar para o bem do povo e até hoje os brasileiros são gratos a diversas conquistas realizadas em seu governo como a CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS.

MILITARISMO

“Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.”





Não compartilho com a definição acima. Todo regime que está no poder procura impedir que outro regime seja imposto no poder. Mesmo que o militarismo teve sua faceta negativa. Eu sempre vi o militarismo como um regime bom, porque se baseia no principio da hierarquia, da disciplina e do respeito a Ordem Pública. Sendo policial judiciário, sempre tive carisma pela policia militar por causa da disciplina interna. Razão até porque sou contra a união. Temo que a Policia Civil seja fator negativo para a corporação da Policia Militar.

O GOLPE MILITAR DE 1964

Em um site na internet encontrei a seguinte explicação sobre o golpe militar de 1964:

“A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.

Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.




Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.”
------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Como cristão tenho a tendência na minha formação teológica de sempre ser favorável aos regimes que consigam mesclar liberdade com respeito, tolerância com Ordem Pública. Olhando por este ponto de vista, não conheço suficiente as propostas de Jango que pudessem despertar receio na Igreja Católica, nos militares e nos Estados Unidos, portanto não sei até que ponto o GOLPE MILITAR era necessário....


GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)

Li o seguinte sobre o governo de Catello Branco em um site:
“Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária.
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova Constituição para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.”



--------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Tenho visto coisas piores sendo feitas sob a bandeira da democracia, como deputados e políticos de vários cargos eletivos aprovarem leis e as decretarem autorizando aumentos desproporcionais aos seus próprios salários além de vantagens indevidas. Quem esta no poder dita as regras. E quando estão no poder também procuram neutralizar seus adversários. Os regimes democráticos também têm o seu “Q” de ditadura.

GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)

Sobre o governo de Costa e Silva li na internet:
“Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.
Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar.
A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de esquerda, assaltam bancos e seqüestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposição armada.
No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.”
----------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO:Jovens idealistas??? Jovens marginais!!!! O que sofreram da ditadura foi pouco!!!!! Se quisessem chegar ao poder que fossem por caminhos como o de Gandhi. Um erro não se conserta fazendo outro pior. Conseguir fundos para seu movimento político com seqüestros de inocentes e com assalto a banco????? É isso que o Brasil tem de glorioso em sua história???? E os militares é que foram maus????? O AI-5 foi pouco... para eles deveria ser o AI-500!!!!!



Certo estava Jesus, sendo Deus em forma humana, falou para seus discípulos não se preocuparem com o governo humano, todos eles vivem em conflitos em combate buscando seus próprios idéias de poder e ganância, sem escrúpulos. Jesus disse para Pedro que seu reino não é deste mundo, se fosse reuniria seus discípulos para tomar o poder. Jesus ensinou que se os cristãos fossem perseguidos em uma cidade que fossem para outra, não mandou os cristãos pegarem em armas e cometerem crimes em nome da Justiça...

GOVERNO DA JUNTA MILITAR

GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)

Estudando sobre o governo da Junta Militar de 69, li:
“Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).
Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN seqüestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém, em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva".
No final de 1969, o líder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto pelas forças de repressão em São Paulo.”




--------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO:O que estes grupos de esquerda fizeram em 1969, nós chamados hoje de terrorismo. Acertadamente a Junta Militar decretou pena de morte para estes patifes, bandidos. A ALN e o MR-8 foram os “Hesbollar” e a “AL-Qaida” da época.

GOVERNO MEDICI (1969-1974)

Não lembro em que site li o seguinte sobre o governo de Médici:
“Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país. O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna ) atua como centro de investigação e repressão do governo militar.
Ganha força no campo a guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia é fortemente reprimida pelas forças militares.

O Milagre Econômico
Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi.
Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.”







----------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Nasci em 1969 sobre o signo de MEDICI, quando entrei na fase ginasial dos meus estudos, estudei dois anos em um a escola em Aracaju/SE chamada Escola Presidente Emilio Garastazu Médici e tenho orgulho de que sobre minha cabeça tenha passado a CONSTELAÇÃO DAS ESTRELAS MILITARES e que na fase de Médici o Brasil conheceu sua melhor fase econômica.

GOVERNO GEISEL (1974-1979)

Li na internet:
“Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.
Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.
Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.”




--------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: É muito difícil julgar as pessoas e dizer taxativamente se esta ou aquela atitude foi correta. Julgar um latrocida é fácil, mas julgar certas decisões que alguém tomou é difícil. Não sei se Geisel deveria ter feito a abertura política, talvez sim, provavelmente o Brasil estaria na contra-mão da história se até hoje permanecesse no militarismo, porque tudo neste mundo é modismo. Monarquia já foi modismo. Agora o modismo é REPÚBLICA DEMOCRÁTICA...

GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985)

A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.
Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT )


----------------------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: O primeiro presidente que conheci e que lembro-me na minha infância foi o Geisel, mas quando comecei a entender o mundo eu ficava atento, assistindo o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão nos pronunciamentos do Excelentíssimo Presidente da República, JOÃO BATISTA FIGUEIREDO. Parecia-me um homem sensato e em certo momento da vida pública já estava de saco cheio de ser Presidente da República. No seu governo escutava muitas criticas abertas na TV e nunca o vi com atitude de um ditador.

FIM DO MILITARISMO

Sobre o fim do militarismo li o seguinte texto ao navegar na net:.

“A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.”





-----------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Gostei muito da época do militarismo, ainda que o vivi na minha infância, mas já com 15 anos, eu havia me convertido ao protestantismo evangélico conservador pentecostal, era o ano de 1985, assisti a luta pelas DIRETAS JÁ, o grande narrador esportivo OSMAR SANTOS liderava pelo Brasil a campanhas pelas DIRETAS JÁ. Mas o mundo ansiava mudar o regime com esperança de que????
Com o fim do militarismo assistimos a pior inflação da nossa história, lembro-me que eu era Office-boy e ganhava menos de um salário mínimo, mesmo assim meu salário chegou a cifra de mais de um milhão de cruzeiro ou cruzado? Ou cruzeiro novo? Ou cruzado novo? – Sei lá!! Com a tal abertura, vimos gradativamente as forças de ordem pública perdendo o poder e a lei sendo mais tolerante com os criminosos. Hoje no século XXI vivemos na Ditadura na criminalidade e na banalização da violência. Os nossos partidos e políticos DEMOCRATAS só pensam em se apropriar do ERÁRIO PÚBLICO. Já não agüento mais assistir os horários políticos, tentar votar nos melhores candidatos e só vejo o Brasil se afundando moralmente. Penso seriamente em anular meus votos no futuro....

NOVA REPÚBLICA

No site http://blogdofera.wordpress.com/2008/11/19/republica-atual-ou-nova-republica/ li este resumos da Nova República a qual gostaria de tecer alguns comentários sobre este texto:


---------------------------------------------------------
República Atual ou Nova República
Novembro 19, 2008 at 5:07
Com a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985 um civil chegava ao cargo de presidente brasileiro, assim tinha fim o Regime Militar e se iniciava novamente uma república democratica.
José Sarney (1985-1990) assume no dia 15 de março de 1985 no lugar de Tancredo Neves que havia sofrido um derrame no dia anterior. João Figueiredo se nega a passar a faixa presidencial a Sarney, pois ele que antes era da ARENA traiu o partido ao se aliar ao PDS. Com a morte de Tancredo, Sarney se torna o presidente oficial do Brasil. Logo no começo de seu governo começa a cumprir o que havia sido discutido na Convenção de Miami de 1984, em que os EUA pregava as medidas de globalização e aberturas politicas, e assina com a Argentina a Declaração de Iguaçu que seria a base para o futuro Mercossul. Mandou para a assembléia constituinte o Emendão que aprovava as eleições diretas até a aprovação da nova constituição, a Constituição de 1988. Surgia no Brasil uma nova juventude que deixava de ser tão engajada politica, mas que continuava preocupada com o Brasil.


Houve um imenso racha politico no PMDB, o maior politico da época pois reunia os mais variados tipos de politicos (de Jânio Quadros a FHC (na época era um radical de esquerda)) e os radicais se separaram e criaram o PSDB que muito se parecia com o PT partido que ganhava prestigio entre os operarios e os trabalhadores rurais. Fracassou miseravelmente ao tentar estabilizar a economia brasileira tendo quatro planos economicos fracassados: Cruzado, Cruzado II, Bresser (ministro da fazenda que bolou o plano e que foi demitido ao ver o fracasso do mesmo) e Verão, na verdade Verão foi um apelido dado pelo povo que já não acreditava no sucesso de um plano economico (se referindo as 4 estações do ano, ou a um travesti que ficava famoso na televisão o Vera Verão). O governo que começou com 223% de inflação terminava com 4852%, a inflação estava muito mais que fora de controle. Uma figura politica ganhava prestigio do povo, parecendo ser mais um novo Jânio Quadros e com retoques de JK. Fernando Collor criticava todos os partidos politicos, a corrupção, os fracassos economicos e atribuia a ele ser o salvador da nossa economia.
------------------------------------

MEUS COMENTÁRIOS


Sarney foi um fiasco como governante, alem do mais a feiticeira MÃE MENINHA disse na época em que era viva que Sarney havia feito muitos pedidos no seu terreiro e havia feito trabalhos espirituais muito forte para alcançar o poder. Portanto acredito que Sarney buscou SATANÁS para chegar ao poder e indiretamente foi responsável pela queda de TANCREDO NEVES. A história de Sarney é uma vergonha para o Brasil, envolvido em maracutaias e alguém que para chegar ao poder não teve escrúpulo.


-----------------------------------------------
Fernando Collor de Melo (1990-1992) derrotou Lula líder do PT, que disputou com Leonel Brizola a vaga no segundo turno após num debate controlado pela GLOBO conseguir que o mesmo perdesse o respeito da população. Exigiu que Sarney desse um feriado de três dias aos bancos no inicio de seu governo prometendo iniciar seu plano que iria domar de vez a inflação e que colocaria de vez o Brasil no 1º mundo.
No dia em que os bancos voltavam a funcionar entrava em vigor o Plano Collor, em que todo o dinheiro estava congelado! Por uma briga familiar envolvendo a herança de seu pai, seu irmão divulgou um esquema que envolvia PC Farias, o tesoureiro de sua campanha presidencial, em que o tesoureiro conseguia liberar o dinheiro dos empresários se eles ‘molhassem’ sua mão. Collor tentou implantar o Plano Collor II que era uma cópia fajuta do primeiro plano economico de seu governo e que resultou em demissões em massa de setores públicos e privados tudo por causa do novo congelamento de cruzados. Iniciou a privatização de empresas. O esquema PC Farias foi apurado por uma CPI na câmara dos deputados e Collor foi caçado, iniciava-se o processo de Impeachment. Collor foi a tv pedir que o povo fosse as ruas trajados com as cores do Brasil para apoiá-lo. Assim como Jânio Quadros quebrou a cara ao achar que o povo iria querer a sua volta, Collor viu o povo desfilar de preto pela ruas no movimento ‘Caras Pintada‘ e exigir seu Impeachment. Ele foi o primeiro presidente na história do mundo a ter o processo realizado. Seu mandado foi caçado e ele ficou impedido de se candidatar por dez anos. Assinou em seu governo o Tratado de Assunção que oficializava o Mercossul.
Itamar Franco (1992-1994) o vice de Collor assumia em seu lugar e logo que o fez cortou relações com o alagoano. Colocou como ministro da fazenda um sociologo que havia perdido as eleições de São Paulo e líder do PSDB: Fernando Henrique Cardoso que percebeu que não havia nenhum metodo de acabar com a inflação com mágica. FHC foi até a tv e declarou ao povo que havia sim um meio de acabar com a crise economica, mas para isso iriamos sofrer um longo periodo sem liberdade economica. Era aprovado então no governo de Itamar Franco o Plano Real. No governo de Itamar Franco ainda foi realizado o 2º plebiscito da história do país (o primeiro foi durante o governo de Jango) em que tal qual o 1º se perguntava a população brasileira qual regime preferia: Monarquia ou Republica e o modo de governo, presidencialismo (absolutismo no caso de monarquia) ou parlamentarismo. A República presidencialista venceu novamente.
Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) foi eleito duas vezes no 1º turno, derrotando Lula que era um forte candidato, pelo sucesso do Plano Real do governo de Itamar Franco, em seu governo aprovou emenda da reeleição em que o mandato deixava de ser de 5 anos e passava a ser de 4 com chances de reeleição ao candidato. No primeiro dia de seu mandato entrava em vigor o Mercossul com a participação da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil que tentava criar na América Latina um bloco economico igual a União Europeia. Continuou com a politica de privatizações iniciada no governo de Collor e Itamar Franco (que privatizou a Companhia Siderugica Nacional (CSN)) e FHC privatizou a Vale do Rio Doce. Dois incidentes envolvendo o MST (herdeiro das Ligas Camponesas): Corumbiara (RO) em 1995 e Massacre no Eldorado dos Carajás, em que ficou claro que a policia havia executado alguns dos 19 mortos. O Ataque Especulativo que se iniciou em 1997 nas bolsas de valores asiaticas (a 1ª foi a de Hong Kong) em que os investidores passaram a especular tirar o dinheiro dos paises para forçar os governos a aumentar as taxas de juros para que eles conseguissem mais lucros. A bolsa de valores da Rússia, México e Argentina não aguentaram o Ataque Especulativo e entraram em recessão. O Brasil depois de garantir muitas vezes estar com doláres o bastante para aguentar o Ataque Especulativo, numa noite perdeu 40 bilhões de doláres, o dolár que valia 1 real passou a dois. O governo de FHC foi ao público e garantiu que tomaria as medidas provisórias para controlar a moeda. Nas eleições de 1998, FHC foi reeleito pois o povo esperava que ele contornasse a crise assim como fez com a crise inflacionária. A crise economica impossibilitou o governo de fazer manutenção em estradas e no setor de energia, o que resultou no Apagão. O governo terminou e não conseguiu contornar a crise. Tanto que José Serra, candidato de FHC perdeu as eleições de 2002. Ainda no fim do mandato de FHC começaram a surgir escandalos politicos de corrupção (como o tucanoduto). FHC apesar de ter saído do seu governo sem muito prestigio conseguiu um feito incrível, ter controlado a inflação. Foi fortemente contra o plano dos EUA de criar a ALCA (Area de Livre Comercio das Americas) junto com a Argentina.
----------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO
FHC foi um ótimo presidente, não me arrependi de ter votado nele nas duas eleições. Com inteligência em pois em pratica o plano Real que estabilizou a moeda e a economia brasileira tem tomar medidas drásticas como vez Fernando Collor.




Luis Inácio Lula da Silva (2002-2008-…) após ter 3 derrotas consecutivas conseguiu subir ao poder, sendo o 1º presidente eleito natural de PE, o 1º civil sem diploma universitário e o primeiro politico de esquerda a assumir o comando do país. Assim como seu antecessor foi reeleito, mas suas duas vitórias foram obtidas no 2º turno. Ganhou a faixa de presidente de FHC, repetindo finalmente o passar da faixa presidencial entre dois presidentes eleitos que havia acontecido pela última vez com JK e Jânio Quadros. Continuou com a maioria das politicas de FHC, e colheu o que seu antecessor havia plantado como uma estabilidade economica. Aliou o PT a partidos que antes eram grandes inimigos, transformando o PT em um partido de centro e causando o racha que levou os radicais do partido a criar o PSOL. Após a sua primeira derrota no congresso por tentar fechar os bingos (principais meios de lavagem de dinheiro do narcotráfico) começaram a aparecer escandalos politicos de corrupção. Os escândalos foram tão grandes que abalaram o governo, Lula foi forçado a demitir seus dois alicerces: o ministro da fazenda Antônio Palocci e o ministro da casa civil José Dirceu, que foi denunciado no caso “Waldomiro Diniz”. O congresso chegou a executar três CPI aos mesmo tempo (duas na câmara dos deputados e uma no senado): a CPI dos bingos, do mensalão e dos correios. Mesmo assim conseguiu contornar a crise, pois contratou seus dois novos alicerces: Dilma Rouseff e Guido Mantega, ministros da casa civil e da fazenda respectivamente. O governo ainda sofreu com a crise do Apagão Aereo. Ganhou prestigio com as massas populares com programas como Fome Zero e Bolsa Familia e com a grande estabilidade economica que o país vivia. Consolidou o Mercosul e assinou o tratado que criava o Unasul, que oficializava as ideias de criar na America Latina um mercado comum tão forte como o da UE. Se aliou a outros paises emergentes no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e foi um dos idealizadores do G20 (grupo das 20 economias mais fortes do mundo que provavelmente substuirá o G8). Confirmou a posição brasileira em relação a ALCA, tornando-a inviavel. Intensificou as tentativas de conseguir para o Brasil um assento permanente no conselho de segurança da ONU, e mandou tropas para liderar a reconstrução do Haiti a serviço da ONU. Entrou na crise economica de 2008 com uma boa estrutura economica. Ainda não se sabe qual fim terá.


MEUS COMENTÁRIOS

O autor da blogdofera acertou em dizer que Lula ao subir no poder, saiu da sua posição tradicional da esquerda e transformou-se em um governo de centro. Eu mesmo nunca dei um voto para políticos da esquerda, pois sempre acreditei que enquanto o Governo de Cristo não for implantado na Terra devemos sempre optar por um caminho moderado na política e na época da disputa de Lula e Collor confesso que temia que se o Lula ganhasse o mesmo tentasse estabelecer algum governo socialista no Brasil, ligado ao Comunismo Soviético. Mas Lula mostrou um continuador da política de FHC.

Lula também não é nenhum super-heroi, devemos dar graças a Deus que o governo equilibrado de FHC foi fundamental para estabilizar o Brasil, Lula beneficiou-se da estabilidade propiciada pelo governo de FHC, e no momento de Lula governar o Brasil já estava em outra situação política.

domingo, 10 de janeiro de 2010

SÃO VICENTE

O site oficial da prefeitura de São Vicente explica assim a origem da cidade:

“A história da origem do nome de São Vicente começou há muito tempo, no ano 325, na cidade espanhola de Huesca, uma então Província de Saragoza. Lá nasceu o jovem Vicente, padre dedicado que se destacava por seu trabalho, tanto que o bispo de Saragoza, Valério, lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético.


Valério e Vicente enfrentavam, naquela época, o imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos na Espanha. Os dois acabaram sendo presos por um dos homens de confiança do imperador, Daciano, que baniu o bispo e condenou Vicente à tortura. O martírio sofrido por Vicente foi tão brutal, a ponto de surpreender os carrascos. Eles relataram a impressionante resistência do rapaz que, mesmo com gravetos de ferro entre as unhas e colocado sobre uma grelha de ferro para ser queimado aos poucos, não negou a fé cristã.


Ao final daquele dia 22 de janeiro, os carrascos decidiram matar-lhe com garfos de ferro, dilacerando-o completamente. Seu corpo foi jogado às aves de rapina. Os relatos dão conta de que uma delas, um corvo, espantava as outras aves, evitando a aproximação das demais. Os carrascos decidiram, então, jogá-lo ao mar.
O corpo de Vicente foi resgatado por cristãos, que o sepultaram em uma capela perto de Valência. Depois, seus restos mortais foram levados à Abadia de Castes, na França, onde foram registrados milagres. Em seguida, foram levados para Lisboa, na Catedral da Sé, onde estão até hoje. Vicente foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro de São Vicente e de Lisboa. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele.




Por isso, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou aqui, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, chegou aqui exatamente 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532. Ele foi enviado pela Coroa Portuguesa para constituir aqui a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.”


Sobre a origem de São Vicente a Wikipédia informa:

“Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.
Outro fidalgo português, Martim Afonso de Sousa, nomeado pelo rei de Portugal Dom João III donatário de duas capitanias hereditárias que incluiam a ilha, foi enviado pela coroa portuguesa para explorar a nova colônia e colocar marcos territoriais no litoral atlântico e no Rio da Prata, fundou então a vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532. Por ter sido a primeira vila fundada no Brasil, ostenta o título de 'cellula mater' dos municípios brasileiros.

Martim Afonso instalou então em sua nova vila os símbolos do poder organizado, construindo um pelourinho, uma igreja e uma câmara, realizando em 22 de agosto de 1532 as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade econômica começou a cultura da cana e a instalação de engenhos para a manufatura do açúcar, principal produto do período colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira. Estas eram a pecuária e a agricultura de subsistência. As primeiras cabeças de gado a chegarem ao Brasil vieram do arquipélago de Cabo Verde, em 1534, para a capitania de São Vicente.”



STATUS DE SÃO VICENTE

A Wikipédia informa:
“São Vicente é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.”



Símbolos Municipais Vicentinos

A Wikipédia informa:

Jorge Bierrenbach Senra, ex-prefeito deste município, através da Lei nº 1684 de 22/03/1976, institui os seguintes símbolos municipais de São Vicente:
I – O Brasão de Armas
II – A Bandeira Municipal
O Brasão de Armas, de autoria do Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve: escudo baleado, de prata, com um leão rompante de púrpura e bordadura de goles, carregada de oito cruzes páteas de ouro; o escudo é encimado por coroa moral de prata, de oito torres, suas portas abertas de goles tem como suportes, hastes de cana-de-açúcar natural, listel de goles (vermelho) com a divisa “Cellular Mater” em letras de ouro. Já a bandeira de São Vicente, assim se descreve: retangular, de branco, com um leão rompante de púrpura e bordadura de vermelho, carregada de oito cruzes páteas em amarelo. O Brasão de Armas é exclusivo do Poder Público Municipal e será usado:
I – Obrigatoriamente, a. Em documentos e papéis oficiais; b. No gabinete do Prefeito Municipal e na sala de sessões da Câmara de Vereadores.
II – Facultativamente, a. Nas fachadas dos edifícios públicos; b. Em veículos oficiais; c. Em locais onde se realizem festividades promovidas pela municipalidade

PONTOS TURÍSTICOS

A Wikipédia informa:

São Vicente não guardou muitos vestígios de sua história antiga, embora existam testemunhos valorosos. A cidade hoje é eminentemente turística, e desenvolveu-se muito no século XX devido ao turismo de veraneio.
Embora a rede hoteleira seja restrita, os veranistas em geral alugam imóveis mobiliados para a temporada. Por ser um balneário antigo, a cidade possui uma ótima infra-estrutura, contando com muitos bares, restaurantes, supermercados e hipermercados.
O centro de São Vicente (arredores das praças 22 de Janeiro, Coronel Lopes e Barão do Rio Branco) é um ponto de comércio que, graças a recentes obras de revitalização, está em pleno desenvolvimento e tem a vantagem de estar perto da praia do Gonzaguinha.
Em 27 de abril de 2007 - foi inagurado um grande shopping center — o Brisamar Shopping, que com seus 4 andares, tem aquecido ainda mais o comércio da cidade. Sua localização é privilegiada, pois está localizado em frente à Prefeitura Municipal da cidade. Abrange duas quadras, interligadas por uma passarela suspensa que passa por cima de uma rua, oferecendo uma interessante visão panorâmica (inclusive com vista parcial da praia do Gonzaguinha). Possui aproximadamente 130 lojas e tem 1300 vagas no estacionamento (1100 vagas do shopping e 200 do hipermercado em anexo). Conta, ainda, com 14 lojas na praça de alimentação e 6 salas de cinema (que oferecem pouco mais de 1700 lugares). Outro destaque da cidade é Encenação da vila de são Vicente,realizada sempre na semana de aniversário da cidade.




GEOGRAFIA DE SÃO VICENTE

A Wikipédia informa:
“São Vicente é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Santos. A população estimada em 2006 era de 329.370 habitantes e a área é de 148 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2123,73 hab/km². Foi a primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. Hoje, a cidade, situada na metade ocidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, baseia a sua economia no comércio e turismo. Parte do município se estende pelo continente, em duas porções distintas: o bairro de Japuí, ligado à cidade por uma ponte construída em 1914 pelo engenheiro Saturnino de Brito no caminho que ruma a Praia Grande, e o distrito de Samaritá, que inclui também os bairros do Conjunto Humaitá, Parque Continental, Parque das Bandeiras, Jardim Rio Branco, Samaritá, Vila Ema e o Quarentenário, situados ao longo da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, entre Cubatão, Praia Grande e os contrafortes da Serra do Mar.”



Praias

Como cidade turística, as praias são um grande atrativo.
A cidade possui cinco praias:
• Praia do Itararé
• Praia dos Milionários
• Praia do Gonzaguinha
• Praia de Paranapuã
• Praia de Itaquitanduva

Hidrografia

Entre os acidentes físicos hidrográficos destacam-se no município: a Baía de São Vicente; a Baía de Santos; o Mar Pequeno; os rios: Bugres, Piassubuçú, Branco, Cacheta, Emídio, Cruz, Cobras, Cubatão, Cubatão de Baixo, Cubatão de Cima, Pilões, Branco de Cima, Acarau de Baixo, Acarau de Cima, Tapuá, Santana, Guaramar e Pompeba; os córregos: Divisa e Mãe Maria, o Ribeirão Cagecas, a Cachoeira de Itu e o Canal Barreiros.

Clima
Uma das características da região é a alta taxa de umidade relativa durante todo o ano, sempre superior a 80%. Essa taxa tão elevada resulta de intensa evaporação e das constantes inversões de massa de ar de origem polar associado ao relevo escarpado. As temperaturas médias durante o verão são em torno de 29°C; no inverno em torno dos 16°C.


Vias de ligação
A região da Baixada Santista é ligada à Grande São Paulo por rodovia através do Sistema Anchieta – Imigrantes. A Rodovia dos Imigrantes atinge o Município, cruzando a área da ilha urbana e seguindo em direção à Praia Grande pela transposição do Canal dos Barreiros através da Ponte do Mar Pequeno. Em direção ao Litoral Sul, partindo da Rodovia dos Imigrantes, tem-se a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que corta toda a porção Continental do Município entre Serra do Mar e a planície de Samaritá. O Município é cortado de leste a oeste na ilha e na parte continental pelas linhas da Ferrovia Paulista (FEPASA), que em direção a oeste, interliga São Vicente com Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe; em direção a leste com Santos e em direção ao norte, chega ao Planalto Paulistano, ao sul da Grande São Paulo, em Embu-Guaçu.
Rodovias
• SP-55
• SP-160
Demografia
O Território do Município de São Vicente integra a complexa planície sedimentar da Baixada Santista, formada pelas planícies de Praia Grande e Bertioga. Estas planícies apresentam morros isolados na ilha de São Vicente (Santos/São Vicente) e de Santo Amaro (Guarujá), sendo delimitada pela linha de costa, e em sua porção interior, pelas cristas da escarpa da Serra do Mar.


Administração
• Prefeito: Tércio Garcia (PSB) (2009/2012)
• Vice-prefeito: Rogério Barreto (PPS)
• Presidente da câmara: Paulinho Alfaiate (PSB) (2009/2010)
] Cidades-irmãs
A cidade de São Vicente tem oito cidades em cinco países diferentes que são consideradas suas irmãs[5]. São elas:
• Santarém e Belmonte em Portugal;
• Naha , no Japão;
• Corrientes e Resistência na Argentina;
• Havana e Holguín em Cuba e
Assunção , no Paraguai.

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DO BRASIL

São reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade de Olinda, em Pernambuco, o Centro Histórico de Salvador, na Bahia, a cidade de Ouro Preto, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas do Campo, e a cidade de Diamantina, todos em Minas Gerais, as ruínas das Missões, no Rio Grande do Sul, a cidade de São Luís, no Maranhão e a capital do País, Brasília, além dos patrimônios naturais do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.





Como vemos na lista acima, temos cidades, territórios e monumentos que foram tombados como patrimônios da humanidade. Tais patrimônios são considerados como pertencente a humanidade e que devem ser conservados para a posteridade, pois esta é a finalidade do tombamento, isto é, ser preservado.