sábado, 23 de janeiro de 2010

NOVA REPÚBLICA

No site http://blogdofera.wordpress.com/2008/11/19/republica-atual-ou-nova-republica/ li este resumos da Nova República a qual gostaria de tecer alguns comentários sobre este texto:


---------------------------------------------------------
República Atual ou Nova República
Novembro 19, 2008 at 5:07
Com a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985 um civil chegava ao cargo de presidente brasileiro, assim tinha fim o Regime Militar e se iniciava novamente uma república democratica.
José Sarney (1985-1990) assume no dia 15 de março de 1985 no lugar de Tancredo Neves que havia sofrido um derrame no dia anterior. João Figueiredo se nega a passar a faixa presidencial a Sarney, pois ele que antes era da ARENA traiu o partido ao se aliar ao PDS. Com a morte de Tancredo, Sarney se torna o presidente oficial do Brasil. Logo no começo de seu governo começa a cumprir o que havia sido discutido na Convenção de Miami de 1984, em que os EUA pregava as medidas de globalização e aberturas politicas, e assina com a Argentina a Declaração de Iguaçu que seria a base para o futuro Mercossul. Mandou para a assembléia constituinte o Emendão que aprovava as eleições diretas até a aprovação da nova constituição, a Constituição de 1988. Surgia no Brasil uma nova juventude que deixava de ser tão engajada politica, mas que continuava preocupada com o Brasil.


Houve um imenso racha politico no PMDB, o maior politico da época pois reunia os mais variados tipos de politicos (de Jânio Quadros a FHC (na época era um radical de esquerda)) e os radicais se separaram e criaram o PSDB que muito se parecia com o PT partido que ganhava prestigio entre os operarios e os trabalhadores rurais. Fracassou miseravelmente ao tentar estabilizar a economia brasileira tendo quatro planos economicos fracassados: Cruzado, Cruzado II, Bresser (ministro da fazenda que bolou o plano e que foi demitido ao ver o fracasso do mesmo) e Verão, na verdade Verão foi um apelido dado pelo povo que já não acreditava no sucesso de um plano economico (se referindo as 4 estações do ano, ou a um travesti que ficava famoso na televisão o Vera Verão). O governo que começou com 223% de inflação terminava com 4852%, a inflação estava muito mais que fora de controle. Uma figura politica ganhava prestigio do povo, parecendo ser mais um novo Jânio Quadros e com retoques de JK. Fernando Collor criticava todos os partidos politicos, a corrupção, os fracassos economicos e atribuia a ele ser o salvador da nossa economia.
------------------------------------

MEUS COMENTÁRIOS


Sarney foi um fiasco como governante, alem do mais a feiticeira MÃE MENINHA disse na época em que era viva que Sarney havia feito muitos pedidos no seu terreiro e havia feito trabalhos espirituais muito forte para alcançar o poder. Portanto acredito que Sarney buscou SATANÁS para chegar ao poder e indiretamente foi responsável pela queda de TANCREDO NEVES. A história de Sarney é uma vergonha para o Brasil, envolvido em maracutaias e alguém que para chegar ao poder não teve escrúpulo.


-----------------------------------------------
Fernando Collor de Melo (1990-1992) derrotou Lula líder do PT, que disputou com Leonel Brizola a vaga no segundo turno após num debate controlado pela GLOBO conseguir que o mesmo perdesse o respeito da população. Exigiu que Sarney desse um feriado de três dias aos bancos no inicio de seu governo prometendo iniciar seu plano que iria domar de vez a inflação e que colocaria de vez o Brasil no 1º mundo.
No dia em que os bancos voltavam a funcionar entrava em vigor o Plano Collor, em que todo o dinheiro estava congelado! Por uma briga familiar envolvendo a herança de seu pai, seu irmão divulgou um esquema que envolvia PC Farias, o tesoureiro de sua campanha presidencial, em que o tesoureiro conseguia liberar o dinheiro dos empresários se eles ‘molhassem’ sua mão. Collor tentou implantar o Plano Collor II que era uma cópia fajuta do primeiro plano economico de seu governo e que resultou em demissões em massa de setores públicos e privados tudo por causa do novo congelamento de cruzados. Iniciou a privatização de empresas. O esquema PC Farias foi apurado por uma CPI na câmara dos deputados e Collor foi caçado, iniciava-se o processo de Impeachment. Collor foi a tv pedir que o povo fosse as ruas trajados com as cores do Brasil para apoiá-lo. Assim como Jânio Quadros quebrou a cara ao achar que o povo iria querer a sua volta, Collor viu o povo desfilar de preto pela ruas no movimento ‘Caras Pintada‘ e exigir seu Impeachment. Ele foi o primeiro presidente na história do mundo a ter o processo realizado. Seu mandado foi caçado e ele ficou impedido de se candidatar por dez anos. Assinou em seu governo o Tratado de Assunção que oficializava o Mercossul.
Itamar Franco (1992-1994) o vice de Collor assumia em seu lugar e logo que o fez cortou relações com o alagoano. Colocou como ministro da fazenda um sociologo que havia perdido as eleições de São Paulo e líder do PSDB: Fernando Henrique Cardoso que percebeu que não havia nenhum metodo de acabar com a inflação com mágica. FHC foi até a tv e declarou ao povo que havia sim um meio de acabar com a crise economica, mas para isso iriamos sofrer um longo periodo sem liberdade economica. Era aprovado então no governo de Itamar Franco o Plano Real. No governo de Itamar Franco ainda foi realizado o 2º plebiscito da história do país (o primeiro foi durante o governo de Jango) em que tal qual o 1º se perguntava a população brasileira qual regime preferia: Monarquia ou Republica e o modo de governo, presidencialismo (absolutismo no caso de monarquia) ou parlamentarismo. A República presidencialista venceu novamente.
Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) foi eleito duas vezes no 1º turno, derrotando Lula que era um forte candidato, pelo sucesso do Plano Real do governo de Itamar Franco, em seu governo aprovou emenda da reeleição em que o mandato deixava de ser de 5 anos e passava a ser de 4 com chances de reeleição ao candidato. No primeiro dia de seu mandato entrava em vigor o Mercossul com a participação da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil que tentava criar na América Latina um bloco economico igual a União Europeia. Continuou com a politica de privatizações iniciada no governo de Collor e Itamar Franco (que privatizou a Companhia Siderugica Nacional (CSN)) e FHC privatizou a Vale do Rio Doce. Dois incidentes envolvendo o MST (herdeiro das Ligas Camponesas): Corumbiara (RO) em 1995 e Massacre no Eldorado dos Carajás, em que ficou claro que a policia havia executado alguns dos 19 mortos. O Ataque Especulativo que se iniciou em 1997 nas bolsas de valores asiaticas (a 1ª foi a de Hong Kong) em que os investidores passaram a especular tirar o dinheiro dos paises para forçar os governos a aumentar as taxas de juros para que eles conseguissem mais lucros. A bolsa de valores da Rússia, México e Argentina não aguentaram o Ataque Especulativo e entraram em recessão. O Brasil depois de garantir muitas vezes estar com doláres o bastante para aguentar o Ataque Especulativo, numa noite perdeu 40 bilhões de doláres, o dolár que valia 1 real passou a dois. O governo de FHC foi ao público e garantiu que tomaria as medidas provisórias para controlar a moeda. Nas eleições de 1998, FHC foi reeleito pois o povo esperava que ele contornasse a crise assim como fez com a crise inflacionária. A crise economica impossibilitou o governo de fazer manutenção em estradas e no setor de energia, o que resultou no Apagão. O governo terminou e não conseguiu contornar a crise. Tanto que José Serra, candidato de FHC perdeu as eleições de 2002. Ainda no fim do mandato de FHC começaram a surgir escandalos politicos de corrupção (como o tucanoduto). FHC apesar de ter saído do seu governo sem muito prestigio conseguiu um feito incrível, ter controlado a inflação. Foi fortemente contra o plano dos EUA de criar a ALCA (Area de Livre Comercio das Americas) junto com a Argentina.
----------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO
FHC foi um ótimo presidente, não me arrependi de ter votado nele nas duas eleições. Com inteligência em pois em pratica o plano Real que estabilizou a moeda e a economia brasileira tem tomar medidas drásticas como vez Fernando Collor.




Luis Inácio Lula da Silva (2002-2008-…) após ter 3 derrotas consecutivas conseguiu subir ao poder, sendo o 1º presidente eleito natural de PE, o 1º civil sem diploma universitário e o primeiro politico de esquerda a assumir o comando do país. Assim como seu antecessor foi reeleito, mas suas duas vitórias foram obtidas no 2º turno. Ganhou a faixa de presidente de FHC, repetindo finalmente o passar da faixa presidencial entre dois presidentes eleitos que havia acontecido pela última vez com JK e Jânio Quadros. Continuou com a maioria das politicas de FHC, e colheu o que seu antecessor havia plantado como uma estabilidade economica. Aliou o PT a partidos que antes eram grandes inimigos, transformando o PT em um partido de centro e causando o racha que levou os radicais do partido a criar o PSOL. Após a sua primeira derrota no congresso por tentar fechar os bingos (principais meios de lavagem de dinheiro do narcotráfico) começaram a aparecer escandalos politicos de corrupção. Os escândalos foram tão grandes que abalaram o governo, Lula foi forçado a demitir seus dois alicerces: o ministro da fazenda Antônio Palocci e o ministro da casa civil José Dirceu, que foi denunciado no caso “Waldomiro Diniz”. O congresso chegou a executar três CPI aos mesmo tempo (duas na câmara dos deputados e uma no senado): a CPI dos bingos, do mensalão e dos correios. Mesmo assim conseguiu contornar a crise, pois contratou seus dois novos alicerces: Dilma Rouseff e Guido Mantega, ministros da casa civil e da fazenda respectivamente. O governo ainda sofreu com a crise do Apagão Aereo. Ganhou prestigio com as massas populares com programas como Fome Zero e Bolsa Familia e com a grande estabilidade economica que o país vivia. Consolidou o Mercosul e assinou o tratado que criava o Unasul, que oficializava as ideias de criar na America Latina um mercado comum tão forte como o da UE. Se aliou a outros paises emergentes no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e foi um dos idealizadores do G20 (grupo das 20 economias mais fortes do mundo que provavelmente substuirá o G8). Confirmou a posição brasileira em relação a ALCA, tornando-a inviavel. Intensificou as tentativas de conseguir para o Brasil um assento permanente no conselho de segurança da ONU, e mandou tropas para liderar a reconstrução do Haiti a serviço da ONU. Entrou na crise economica de 2008 com uma boa estrutura economica. Ainda não se sabe qual fim terá.


MEUS COMENTÁRIOS

O autor da blogdofera acertou em dizer que Lula ao subir no poder, saiu da sua posição tradicional da esquerda e transformou-se em um governo de centro. Eu mesmo nunca dei um voto para políticos da esquerda, pois sempre acreditei que enquanto o Governo de Cristo não for implantado na Terra devemos sempre optar por um caminho moderado na política e na época da disputa de Lula e Collor confesso que temia que se o Lula ganhasse o mesmo tentasse estabelecer algum governo socialista no Brasil, ligado ao Comunismo Soviético. Mas Lula mostrou um continuador da política de FHC.

Lula também não é nenhum super-heroi, devemos dar graças a Deus que o governo equilibrado de FHC foi fundamental para estabilizar o Brasil, Lula beneficiou-se da estabilidade propiciada pelo governo de FHC, e no momento de Lula governar o Brasil já estava em outra situação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário