sábado, 23 de janeiro de 2010

FIM DO MILITARISMO

Sobre o fim do militarismo li o seguinte texto ao navegar na net:.

“A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.”





-----------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: Gostei muito da época do militarismo, ainda que o vivi na minha infância, mas já com 15 anos, eu havia me convertido ao protestantismo evangélico conservador pentecostal, era o ano de 1985, assisti a luta pelas DIRETAS JÁ, o grande narrador esportivo OSMAR SANTOS liderava pelo Brasil a campanhas pelas DIRETAS JÁ. Mas o mundo ansiava mudar o regime com esperança de que????
Com o fim do militarismo assistimos a pior inflação da nossa história, lembro-me que eu era Office-boy e ganhava menos de um salário mínimo, mesmo assim meu salário chegou a cifra de mais de um milhão de cruzeiro ou cruzado? Ou cruzeiro novo? Ou cruzado novo? – Sei lá!! Com a tal abertura, vimos gradativamente as forças de ordem pública perdendo o poder e a lei sendo mais tolerante com os criminosos. Hoje no século XXI vivemos na Ditadura na criminalidade e na banalização da violência. Os nossos partidos e políticos DEMOCRATAS só pensam em se apropriar do ERÁRIO PÚBLICO. Já não agüento mais assistir os horários políticos, tentar votar nos melhores candidatos e só vejo o Brasil se afundando moralmente. Penso seriamente em anular meus votos no futuro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário