domingo, 31 de janeiro de 2010

FERNANDO COLLOR DE MELLO

A Wikipédia apresenta um texto sobre Fernando Collor na parte relativa a Nova Republica que transcrevi abaixo. Mas gostaria de comentar que votei no Collor e não me arrependo. Ainda que seu governo foi deficiente, acreditei em suas propostas e não tem nem comparação as denuncias de corrupção durante o governo Collor em comparação, por exemplo ao governo de Lula. Mas na nossa sociedade o que fale são os resultados. Não importando os meios.


Se na era Lula a economia cresceu, a moeda ficou estável e o pobre teve mais acesso ao mercado de bens de consumo, também é verdade que os esquemas de corrupção como o Mensalão da Câmera dos deputados e outros esquemas que envolviam praticamente todos as pessoas próximas ao presidente Lula também foi uma realidade, em que a sociedade reagiu com indiferença. Pois o que vale é que o Brasil esta melhorando...

TEXTO DA WIKIPÉDIA:

“Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por voto popular, após a ditadura militar. Em pouco mais de um ano sofre impeachment.
Em 1989, o ex-governador do estado de Alagoas Fernando Collor, praticamente desconhecido no resto do país, por força de uma campanha agressiva baseada na promessa de combate à corrupção (combate aos marajás), da construção de uma imagem de líder jovem e dinâmico, que vendia uma imagem de político de direita progressista (seu partido era o inexpressivo Partido da Reconstrução Nacional) e com apoio dos setores que temiam a vitória do candidato do PT, Luiz Inácio da Silva, é eleito presidente, nas primeiras eleições diretas para o cargo desde 1960. Entretanto, após dois anos, o próprio irmão do presidente, Pedro Collor de Mello, faz denúncias públicas de corrupção através de um sistema de favorecimento montado pelo tesoureiro da campanha eleitoral, PC Farias. Sem qualquer resistência do Executivo, o Congresso Nacional instaura uma CPI cujas conclusões levam ao pedido de afastamento do presidente (impeachment).


Durante o processo, a Rede Globo de Televisão produz e transmite Anos rebeldes, de Gilberto Braga, uma série dramática ambientada nas manifestações de 1968, a qual serve de inspiração para o movimento dos caras-pintadas, manifestações de estudantes e intelectuais que, do alto de carros-de-som, clamavam por justiça e por um Brasil melhor. Fernando Collor de Mello renunciou antes de ter seu impedimento aprovado pelo Congresso, mas mesmo assim teve seus direitos políticos suspensos por dez anos, embora a lei em vigor na época previsse a suspensão do processo no caso de renúncia antes de sua conclusão. Collor mudou-se em seguida para Miami. A Justiça o absolveu de todos os processos movidos contra ele por sua gestão. PC Farias evadiu-se do país durante alguns anos e, após enviuvar, retornou a Alagoas mas, em 1996, foi encontrado em seu quarto de dormir, morto por ferimento de arma de fogo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário