sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AS ORIGENS DO POVO BRASILEIRO

Farei um breve comentário sobre as origens da nossa cultura. Podemos usar a palavra "fusão" de culturas distintas que foram gradativamente se acomodando na nova constituição do povo brasileiro.

Originalmente aqui viviam os indígenas que em suma viviam na idade da pedra, porém, tinham supridas suas necessidades básicas, afinal não tinham comerciais de TV criando necessidades novas todo dia com novos produtos para serem comprados e consumidos...

Os negros que foram dominados e trazidos como escravos para o Brasil, deportados para uma terra tão longínqua que praticamente tiraram dos negros até a esperança de voltar para seu continente.

Já os brancos chegaram nestas terras movidos por interesses econômicos, políticos, religiosos, científicos e outros mais que possam ser encontrados na natureza humana e os move em direção ao futuro.

Quando estes três povos tiveram que viver na mesma terra, o mais forte, o mais inteligente, o mais numeroso, o mais rico acabou acampando no topo da pirâmide social. Em se tratando de humanidade isso é normal, pois os mais fortes acabam impondo sua vontade aos mais fracos.

No processo de acomodação, os índios foram os mais relutantes, pois possuíam convicções intimas que não suportava ser escravos em sua própria terra, preferiram fugir e morrer do que submeter-se. Das três raças que formaram o nosso Brasil, os índios foram os que mais demoraram a se integrarem. Os negros submeteram-se aos brancos até que se tornaram tão numerosos que os brancos acabaram cedendo o direito dos negros em serem livres, até porque esta era uma tendencia mundial na época.

Nas últimas décadas acredito que a acomodação racial no Brasil avançou tão significativamente que o Estado brasileiro já esta indenizando os negros e índios com promulgação de leis compensatórios que facilita os negros a ingressarem na universidade e em empregos públicos, como também aos índios são garantidos reservas de terras para que possam viver de acordo com o estilo de vida que mais apreciam que é a integração com a natureza e não com os bens de consumo que hipnotiza os brancos ou " civilizados".

Hoje temos novas "tribos" em ascendência no Brasil, mas não são mais caracterizadas pela cor da sua pele, mas pelo conjunto de comportamento e interesses, são as ditas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário