sábado, 9 de outubro de 2010

A REVOLUÇÃO DO PORTO














EMANCIPAÇÃO DA COLÔNIA PORTUGUESA NA AMÉRICA


Portugal só tinha uma colônia na América, mas era um verdadeiro continente chamado: BRASIL. No século XIX o Brasil tornou-se um país independente, mas para entendermos como isso aconteceu devemos levar em conta....
















A REVOLUÇÃO DO PORTO

Com a eclosão desta revolução em Portugal, a familia real se viu obrigada a retornar a Portugal e o Brasil com isso se tornaria novamente uma mera colônia. Assim, nasce no Brasil partidos políticos que se dividiam em:

- O Partido Brasileiro, liderou e atuou na luta pela independência do Brasil, composta por fazendeiros, comerciantes brasileiros escravistas e ingleses beneficiários da política econômica liberal da abertura dos portos;

- O Partido Português, formado por altos comerciantes e militares portugueses ligados aos
interesses coloniais e pretendia a volta do Brasil à condição de colônia;

Os Radicais Liberais. Composta por profissionais liberais como Líbero Badaró, funcionários
públicos como Gonçalves Ledo, padres, artesãos e alguns proprietários de terra, eram a favor da abolição da escravatura e a república como forma de governo.

A intensa briga entre estes grupos teve momentos épicos como a tentativa do Partido Português de embargar o príncipe Regente, Dom Pedro à força. No dia 9 de janeiro de 1822, um alto oficial das tropas portuguesas tentou embarcar D. Pedro a força para Portugal, mas foi impedido pelos membros do partido brasileiro. Este dia ficou também conhecido como o FICO.

Portugal foi sacudido em 1820 pela Revolução Constitucionalista do Porto. O rei Dom João se comprometeu a retornar a Portugal, seu filho fica no Brasil, a familia se divide e consequentemente o Brasil, dois anos depois é proclamado independente de Portugal.


A humanidade desenvolve sua história em meios a conflitos e convulsões sociais como a REVOLUÇÃO DO PORTO que atravessou o Atlântico e passou a ter contornos de patriotismo dos filhos dos portugueses que nasceram no Brasil e criaram raízes nesta terra.














REFERÊNCIAS
http://www.algosobre.com.br/historia/processo-de-emancipacao-politica-no-brasil-o.html, ACESSO 09/10/2010

www.klickeducacao.com.br/2006/, acesso em 09/10/20120

Nenhum comentário:

Postar um comentário