QUANDO MENINO PENSAVA COMO MENINO
Nos primeiros anos de escola, acredito que não devemos apertar os alunos com reflexões profundas da história, abordagens sobre temas controvertidos, não gerando dúvidas e confusão em "tábuas rasas", mas a medida que os alunos vão passando de uma serie para outra, devemos introduzir nas aulas de história os temas e os assuntos obscuros da nossa história. Quando criança eu via Dom Pedro I e todos os personagens da história do Brasil como heróis, porque esta é uma apresentação que até certo ponto é compreensível passar aos pequeninos.
Mas depois à medida que fui amadurecendo e aprofundando-me nos livros de histórias, assistindo documentários, quase considerei D Pedro I um pilantra, estrategicamente proclamou a Independência do Brasil, para que o nosso território de certa forma pertencesse ao patrimônio português. Se preocupava mais com sexo e farra do que com o bem-estar do povo. Chegava as raias da irresponsabilidade... Trouxe este tema à tona apenas para dizer que a orientação do MEC é para que nas fases mais avançadas do ensino de história devemos "descascar a mandioca" ou não???
Nenhum comentário:
Postar um comentário