domingo, 21 de fevereiro de 2010

REVOLUÇÃO TEOLÓGICA

" Primeiro, a ciência faz extraordinários progressos, surgem instrumentos e métodos de pesquisa cada vez mais precisos. Depois - e isso é uma consequência dos progressos realizados nas diversas ciências -, por volta do século XVIII, começam a ser utilizadas máquinas cada vez mais eficientes e são inventadas técnicas de produção cada vez mais rápidas. (...) Ou seja, é o começo daquilo que iremos chamar de "revolução industrial". Finalmente, há as revoluções políticas, particularmente a Revolução Francesa, que é considerada o verdadeiro divisor de águas na história da França e da Europa, e até mesmo do mundo: ela acaba com o antigo sistema político, o "Antigo Regime". "
(LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007, p.16)

A Revolução francesa foi precedida por outras revoluções em outros campos do saber humano, considero a revolução teológica a principal delas. Com a contestação dos protestantes ao Poder do Papa, todo mundo cristão, em especial a Europa, despertou-se como de uma grande hibernação e SE o pensamento teológico pode ser contestado, nenhum outro setor da vida humana estaria isento de ser contestado.






Assim surgiram revoluções nas técnicas de produção e o trabalho humano deu um salto enorme com a revolução industrial, as relações trabalhistas foram alteradas sensivelmente criando novas relações entre produtor e consumidor. Finalmente a política não ficaria isenta desta reviravolta histórica, e com a queda da monarquia Francesa, iniciou-se um processo que deu origem a democracia moderna. A revolução francesa foi um marco na história da humanidade, em especial para o Ocidente.

Não devemos esquecer que se não fosse a coragem de Lutero de contestar a Igreja Católica e entre outras coisas, ele dizia que todos tinham direito a informação direito da fonte ( A BÍBLIA), sem a interpretação imposta pelo catolicismo. Portanto Lutero e os demais reformadores exigiam o direito de pensar e entender as Escrituras de acordo com a consciência de cada um. Este conceito foi levado ao campo político e as pessoas entenderam que elas também podiam escolher quem iria governa-las.

Sem a revolução teológica protestante, até o conhecimento científico estaria comprometido, porque a Igreja Católica criou obstáculos para o desenvolvimento de diversos ramos da ciência, entre outras coisas, com as descobertas astronômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário