domingo, 15 de novembro de 2009

PONTE PENSIL DO BRASIL

PONTE PENSIL


INTRODUÇÃO

Considerada o cartão-postal da cidade de São Vicente, a ponte pênsil foi tombada como patrimônio histórico pelo governo estadual. Desde o descobrimento do Brasil até os quatro séculos seguintes as pessoas que desejavam ir para Praia Grande ou para o litoral sul de São Paulo deviam pegar pequenos barcos para atravessar a Baia do Mar Pequeno.


A CONSTRUÇÃO



Em 1905 já estava elaborado o projeto de construção do esgoto de Santos para Praia Grande o qual devia ser escoado ao longo do morro do Itaipu. Naquela época ainda não se utilizava concreto armado para a construção de pontes e a saída foi procurar o melhor ponto e o mais estreito para fazer uma ponte pênsil, sem apoio e sem suportes intermediários.





Naquele tempo duas pontes pênseis foram inauguradas uma em 1883 em Nova York e outra em 1909 em Manhattan e São Vicente também queria a sua ponte pênsil. A construção não foi fácil, em 1913 enquanto esticavam um cabo de aço um operário caiu e foi morto por um tintureiro, espécie de tubarão que infestavam a região.




Em 1911 iniciou-se a construção nas duas margens, uma do lado do morro dos Barbosas e do lado do Japuí e as peças da ponte chegaram ao Brasil por dez navios alemães que trouxeram as partes metálicas. Na época da inauguração, na ponte só podia passar dois veículos de cada vez com peso máximo de 12 toneladas.


CARACTERISTICAS TÉCNICAS


O projeto era de August Kloenn da empresa Bruckenbauanstail da cidade de Dortmund, na Alemanha e nela foi empregado aço alemão chamado Holder 32, a ponte pênsil possui 180 metros entre os eixos e fica suspensa sobre 16 cabos de aço. Os cabos tem inclinação de 32 graus e a pista de passagem de veículos e pedestres possui 6,4 metros de largura. No lado externo da ponte passam os tubos de esgoto com 40 centímetros cada.



A INAUGURAÇÃO


A ponte pênsil foi inaugurada em 21de maio de 1914 pelo sanitarista Saturnino de Brito cuja missão era transportar o esgoto por tubulações ao lado da ponte. O esgoto deveria escoar de Santos e São Vicente e ser lançado no oceano Atlântico na cidade de Praia Grande

No dia da inauguração o então prefeito de São Paulo, Washington Luís, atravessou a ponte em um automóvel acompanhado com sua comitiva. Durante a inauguração ocorreu o primeiro acidente de transito, um motociclista bateu em um coche e ao cair, fraturou o crânio.


MANUTENÇÃO

Desde sua inauguração a ponte sofre continuas reformas, a cada dois anos ela passava por uma pintura completa, sempre havendo preocupação com a corrosão do mar. Na década de 70 cogitou-se em fechar a ponte, mas a verdade é que ela já esta caminhando para o seu centenário e sempre aberta ao público
.



CONCLUSÃO


Em 1994 a ponte foi tombada pelo Condephaat e recebeu um vestido de iluminação noturna que durante as noites são ligadas e transforma a paisagem vicentina em uma imagem surreal.




FONTES DE PESQUISAS:
pt.wikipedia.org/.../Ponte_Pênsil_de_São_Vicente
www.saovicente.sp.gov.br/.../pontepensil/index.asp
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias
http://www.novomilenio.inf.br/sv/svh019a.htm

Um comentário:

  1. Bom dia meu nome é Renato Morgado, meu bisavô trabalhou como mergulhador na fundação da ponte. Sr. Antonio Morgado, Escafandrista e Engenheiro. Quando a obra terminou, foi embora para Portugal, deixando o meu avô Sr. Manoel Morgado e seu Irmão Antonio, aqui no Brasil. Meu avô me contou muitas histórias de acidentes com tubarões,etc. Até hoje temos casa em São Vicente e Praia Grande. Foi bom compartilhar um pouco da minha história que começou na Ponte Pensil.

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