terça-feira, 4 de outubro de 2016

RENAN CALHEIROS - BANDIDO NACIONAL

Acusado de tentar barrar a Lava-Jato, presidente do senado chama Janot de mau-caráter

Em mais um trecho da conversa com Sérgio Machado, o presidente do senado Renan Calheiros chama Rodrigo Janot de mau-caráter e acusa o PGR de fazer tudo que essa força-tarefa quer:
publicidade
confira:
Sérgio Machado – Agora esse Janot, Renan, é o maior mau-caráter da face da terra.
Renan Calheiros– Mau caráter! Mau-caráter! E faz tudo que essa força-tarefa quer.
Sérgio Machado – É, ele não manda. E ele é mau caráter. E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal (Lava Jato). Eles estão se achando o dono do mundo.

A PALAVRA DE RENAN

Em matéria publicada hoje (26) no jornal OGlobo [por CRISTIANE JUNGBLUT], Renan Calheiros disse, por sua assessoria, que as investigações da Operação Lava-Jato são “intocáveis” e que não “tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir” as apurações da operação.
Ainda de acordo com a nota, Renan diz que “não adianta o desespero de nenhum delator”, num ataque direto a Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Em nova gravação vazada, Renan defende mudar lei da delação premiada

Presidente do Senado também citou Aécio Neves, em conversa com Sérgio Machado, dizendo que tucano está 'com medo' da Lava Jato

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Michel Temer, Renan Calheiros e Aécio Neves - 27.4.2016
Michel Temer, Renan Calheiros e Aécio Neves
PUBLICADO EM 25/05/16 - 07h27
Mais uma conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foi divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" desta quarta-feira. Desta vez, o interlocutor de Machado é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
No diálogo, Calheiros apoia mudança na lei da delação premiada, que é um dos procedimentos mais utilizados pela Operação Lava Jato. Ele também sugere que poderia "negociar" com membros do Supremo Tribunal Federal (STF) a "transição" de Dilma Rousseff, embora o áudio não permita estabelecer com precisão o que ele pretende.
Em outro trecho da conversa, Renan Calheiros diz que todos os políticos "estão com medo" da Lava Jato e cita o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG). "Aécio [Neves, presidente do PSDB] está com medo. [me procurou] 'Renan, queria que você visse para mim esse negócio do Delcídio, se tem mais alguma coisa'", contou Renan, em referência à delação de Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), que fazia citação ao tucano.
À reportagem do jornal paulista, Renan Calheiros disse que os "diálogos não revelam, não indicam, nem sugerem qualquer menção ou tentativa de interferir na Lava Jato ou soluções anômalas. E não seria o caso porque nada vai interferir nas investigações."
"Em relação ao senador Aécio Neves, o senador Renan Calheiros de desculpa porque se expressou inadequadamente. Ele se referia a um contato do senador mineiro que expressava indignação –e não medo– com a citação do ex-senador Delcídio do Amaral."
Leia trechos dos diálogos divulgados pela "Folha":
SÉRGIO MACHADO - Agora, Renan, a situação tá grave.
RENAN CALHEIROS - Grave e vai complicar. Porque Andrade fazer [delação], Odebrecht, OAS. [falando a outra pessoa, pede para ser feito um telefonema a um jornalista]
MACHADO - Todos vão fazer.
RENAN - Todos vão fazer.
MACHADO - E essa é a preocupação. Porque é o seguinte, ela [Dilma] não se sustenta mais. Ela tem três saídas. A mais simples seria ela pedir licença...
RENAN - Eu tive essa conversa com ela.
MACHADO - Ela continuar presidente, o Michel assumiria e garantiria ela e o Lula, fazia um grande acordo. Ela tem três saídas: licença, renúncia ou impeachment. E vai ser rápido. A mais segura para ela é pedir licença e continuar presidente. Se ela continuar presidente, o Michel não é um sacana...
RENAN - A melhor solução para ela é um acordo que a turma topa. Não com ela. A negociação é botar, é fazer o parlamentarismo e fazer o plebiscito, se o Supremo permitir, daqui a três anos. Aí prepara a eleição, mantém a eleição, presidente com nova...
(...)
MACHADO - É o seguinte, o PSDB, eu tenho a informação, se convenceu de que eles é o próximo da vez.
RENAN - [concordando] Não, o Aécio disse isso lá. Que eu sou a esperança única que eles têm de alguém para fazer o...
MACHADO - [Interrompendo] O Cunha, o Cunha. O Supremo. Fazer um pacto de Caxias, vamos passar uma borracha no Brasil e vamos daqui para a frente. Ninguém mexeu com isso. E esses caras do...
RENAN - Antes de passar a borracha, precisa fazer três coisas, que alguns do Supremo [inaudível] fazer. Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Primeira coisa. Porque aí você regulamenta a delação e estabelece isso.
MACHADO - Acaba com esse negócio da segunda instância, que está apavorando todo mundo.
RENAN - A lei diz que não pode prender depois da segunda instância, e ele aí dá uma decisão, interpreta isso e acaba isso.
MACHADO - Acaba isso.
RENAN - E, em segundo lugar, negocia a transição com eles [ministros do STF].
MACHADO - Com eles, eles têm que estar juntos. E eles não negociam com ela.
RENAN - Não negociam porque todos estão putos com ela. Ela me disse e é verdade mesmo, nessa crise toda –estavam dizendo que ela estava abatida, ela não está abatida, ela tem uma bravura pessoal que é uma coisa inacreditável, ela está gripada, muito gripada– aí ela disse: 'Renan, eu recebi aqui o Lewandowski, querendo conversar um pouco sobre uma saída para o Brasil, sobre as dificuldades, sobre a necessidade de conter o Supremo como guardião da Constituição. O Lewandowski só veio falar de aumento, isso é uma coisa inacreditável'.
MACHADO - Eu nunca vi um Supremo tão merda, e o novo Supremo, com essa mulher, vai ser pior ainda. [...]
MACHADO - [...] Como é que uma presidente não tem um plano B nem C? Ela baixou a guarda. [inaudível]
RENAN - Estamos perdendo a condição política. Todo mundo.
(...)
MACHADO - E tá todo mundo sentindo um aperto nos ombros. Está todo mundo sentindo um aperto nos ombros.
RENAN - E tudo com medo.
MACHADO - Renan, não sobra ninguém, Renan!
RENAN - Aécio está com medo. [me procurou] 'Renan, queria que você visse para mim esse negócio do Delcídio, se tem mais alguma coisa.'
MACHADO - Renan, eu fui do PSDB dez anos, Renan. Não sobra ninguém, Renan.
Nota do PSDB
O PSDB enviou uma nota, no início da tarde desta quarta-feira, sobre as novas gravações. Leia na íntegra:
"Fica cada vez mais clara a tentativa deliberada e criminosa do senhor Sérgio Machado de envolver em suspeições o PSDB e o nome do senador Aécio Neves, em especial, sem apontar um único fato que as justifique. As gravações se limitam a reproduzir comentários feitos pelo próprio autor, com o objetivo específico de serem gravados e divulgados.

É inaceitável essa reiterada tentativa de acusar sem provas em busca de conseguir benefícios de uma delação premiada. Por isso será acionado pelo partido na Justiça. 

Sobre a referência ao diálogo entre os senadores Aécio Neves e Renan Calheiros, o senador Aécio manifestou a ele o que já havia manifestado publicamente inúmeras vezes: a sua indignação com as falsas citações feitas ao seu nome."
Conversa derrubou ministro Jucá
Sérgio Machado também gravou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), empossado ministro do Planejamento no governo Michel Temer. Nas gravações, Jucá sugere um "pacto" para afastar Dilma e, assim, tentar deter a Operação Lava Jato. Eletambém cita o senador Aécio Neves.
A revelação das conversas na segunda-feira (23) levou à exoneração de Jucá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário