sábado, 28 de abril de 2012

INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

10 - AULA – INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Texto de autoria do professor Valdemir Mota de Menezes



PERÍODO D PROIBIÇÃO

O ser humano muitas vezes é tão avarento e ganancioso que deseja o atraso dos outros, com intuito se subjugar seu semelhantes. Assim Portugal proibia o desenvolvimento econômico da colônia brasileira. Somente permitiam que o Brasil tivesse confecção de pano grosso para fazer roupas para os escravos.

PERÍODO DA IMPLANTAÇÃO

Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, pois esta fugia de Napoleão que conquistará o território de Portugal. O Brasil passou a importar da Inglaterra

Em 1846 as indústrias têxteis passaram a ter isenções fiscais. Mas as indústrias não conseguiam progredir por faltar homens livres e assalariados para comprar. Em 1850 com a Lei Euzébio de Queiroz proibindo o comercio de escravos, o capital ficou ocioso e os ricos passaram a investir na indústria.
Em 1907 havia 3 mil industrias no Brasil
Em 1920 já havia 13 mil industrias.
Os senhores de engenhos passaram a ser industriais.

PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Nosso grande Líder Getúlio Vargas reprimiu as oligarquias exploradoras e passou a incentivar as industrias nacionais e a contratação de mão-de-obra de brasileiros

As grandes criações de Vargas na infra-estrutura brasileira foram:
Conselho Nacional do Petróleo (1938)
Companhia Siderúrgica Nacional (1941)
Companhia Vale do Rio Doce (1943)
Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945)
Petrobrás

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul foram os estados que mais receberam empresas, provocando êxodo migratório dos nordestinos para estes Estados.

PERÍODO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil a balança comercial tinha um superávit, fruto do país ter mais exportado que importando, passando a investir mais em setores mais sofisticados como a mineração, siderurgia e metalurgia


Com o presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) e o seu plano de Metas, o Brasil alavancou outros setores da indústria como: Química, farmacêutica, automóveis, fábricas de navios. Neste período as multinacionais se instalam no país.

Em 1964, os militares assumem o controle do Brasil e durante duas décadas ficam no poder. Este foi um dos períodos mais próspero da nação conhecida como “o milagre econômico”. Os militares deram prioridades em realizar obras de infra-estrutura para que as industrias pudessem produzir no país. Construíram muitas rodovias para escoar as mercadorias, construíram hidroelétricas para garantir o fornecimento de energia para que as máquinas pudessem trabalhar e as instalações de fábricas de cimento garantiram o crescimento da construção civil.

Com o plano Real de 1994 o Brasil implantado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, o país conheceu a estabilidade econômica. O plano deu certo e o seu sucessor, Lula, mesmo sendo de partido político oposto, manteve a mesma política econômica, garantindo melhor condição de vida aos brasileiros.
EXERCÍCIO:

Faça um resumo sobre a Revolução Industrial Brasileira, pesquise na internet e faça um resumo do que você entendeu. Nada de copiar textos da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário